Fiat e a Cooperárvore


Transformar resíduos da indústria automotiva, que seriam descartados, em acessórios de moda e objetos de decoração e utilização doméstica pode parecer contraditório, mas não é. É para conhecer um projeto inovador que estive com um time de blogueiras a convite da Fiat em Betim.

No mundo da reutilização, tudo é possível. Transformar cintos de segurança e tecidos automotivos em bolsas, chaveiros, jogos, nécessaires, entre outros itens, é a missão da Cooperárvore, cooperativa social criada em 2006 que tem como principal matéria-prima resíduos doados pela Fiat Automóveis e parceiros. 


Atualmente, cerca de 20 cooperados trabalham na concepção e produção dos acessórios. O destaque do momento é a coleção comemorativa para os 10 anos do Árvore da Vida, lançada em julho, que tem como inspiração os acontecimentos e conquistas da última década do programa, que promove entre outras ações, a geração de trabalho e renda na região do Jardim Teresópolis, em Betim (MG).


A Cooperárvore é uma iniciativa do programa Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM. Desde 2006, mais de 17 toneladas de materiais já foram reutilizadas pela organização e mais de 220 mil peças foram vendidas, inclusive em outros estados e países, como resultado da participação em feiras e exposições fora de Minas Gerais. É com esse esforço que a Cooperárvore mostra que moda e responsabilidade socioambiental podem combinar muito bem e ainda fortalecer suas principais protagonistas!

 

Depois de conhecer o projeto, fomos todas almoçar! Eu achei super enriquecedor esse evento, e muito animado, já que estava com as blogueiras mais queridas de BH!

Obrigada Fiat pelo convite! E parabéns pela iniciativa!
Copyright © Blog da Barbarela | Bárbara Olimpia. Designed by OddThemes