Gourmet: Chocolate e vinho, combinação perfeita


Vinho e chocolate são a cara do inverno, não é mesmo? Para muitos, este é um assunto polêmico, mas não existe motivo para não harmonizar os dois. Como toda harmonização, é importante estar atento aos princípios de cada ingrediente para que seja realmente possível extrair o melhor de cada um deles. Para quem ficou curioso e quer tentar, seguem algumas dicas.

Chocolate ao leite
Chocolates mais adocicados pedem um vinho também adocicado para que não acabe sobressaindo o gosto do álcool e a acidez. Assim, uma boa ideia é harmonizar com o Vinho do Porto. Vi um post parecido com este em um site especializado em vinho com uma boa dica: misturar o doce do chocolate com as notas de um típico Merlot. Eu acho que vale o teste.
Chocolate branco

Como são basicamente gordura, os chocolates brancos também pedem vinhos doces na harmonização. Dá para tentar utilizar algum espumante clássico para trazer um pouco de acidez ao paladar.


Chocolate Meio amargo

O meio amargo tende a ser mais fácil de harmonizar que os chocolates ao leite. Isso porque, com menos açúcar e mais cacau, as sensações durante a degustação de ambos aumentam. Um exemplo é o Cabernet Sauvignon e o Shiraz.

Chocolate amargo

Quanto mais cacau, melhor a harmonização com vinhos. Além disso, o chocolate amargo também é o mais saudável, sabiam? A dica é buscar os secos como os Merlots jovens, ou partir para um Pinot Noir, Syrah-Carménère, Cabernet Franc...

E aí, vai testar algumas dessas combinações?
Copyright © Blog da Barbarela | Bárbara Olimpia. Designed by OddThemes