Férias no hemisfério Norte - Portugal

A dica de hoje é para quem quer curtir as férias fora da nossa época de verão... Fugir assim do tempinho de inverno e ir para uma praia de sol, ou fazer turismo num clima bom? Pois foi isso mesmo e que andei pesquisando, e claro, encontrei uma forma de o fazer, e até bem baratinha e legal.

Como é obvio, para ter verão em época de inverno, temos que ir para o outro lado do mundo, para o hemisfério norte. 


E que país é muito popular nestes dias? Portugal, tão conhecido dos Brasileiros. Para curtir o verão em Portugal, sugerimos o Algarve, que tem ótimas praias, de areia fina, água morna e céu limpo e sol radiante. Sem esquecer da sua noite sensacional, que tem bares e discos bem legais para passar a noite depois de descansar na praia.


Mas não, acabei por sondar mais uma vertente verde e cultural. Enquanto pesquisava, encontrei uma região no Norte, que quanto mais lia, mais me encantava: o Minho. O Minho é aquela região no norte de Portugal, acima do Rio Douro, e a mais próximo do oceano. Tem uma cultura única, muitas vezes comparada com a cultura da região espanhola com que faz fronteira, a Galiza.

É do Minho que nasce um dos símbolos de Portugal, o Galo de Barcelos. Este colorido galo de barro tem origem numa lenda medieval em que um galo teria, já cozinhado, cantado e salvo a vida de um peregrino que havia sido acusado de um crime que não cometera. O ouro também faz parte desta cultura, sendo também muito fácil encontrar imagens de ourivesaria, muitas vezes em forma de coração, o chamado Coração de Viana. Filigrana, assim lhe chamam a arte de trabalhar o ouro (e a prata) nesta forma tão delicada, como quem tece o metal. Que coisa mais maravilhosa. Existem também trajes e cantares muito típicos nesta região, e todo um calendário de festas para os exibir e cantar. Dizem que a melhor maneira de as apreciar é perder-se por meio das terras mais pequenas, onde elas são autênticas e tradicionais, espontâneas.


Que lugares visitar neste esplendoroso lugar? Bom, podemos começar pela parte mais norte, e começar em Viana do Castelo. Cidade costeira, junto à foz de um rio, o rio Lima, tem um centro histórico lindo e uma montanha com um templo lindíssimo, de onde temos uma vista maravilhosa. Se subirmos o rio, encontraremos Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal. Como podem imaginar, também tem um centro urbano rico e belo para visitar, bem como a sua ponte de origem romana que atravessa o rio Lima.


Descendo para sul, poderemos encontrar Barcelos, lar do já falado galo. Alem da lenda, podemos aqui encontrar vários monumentos medievais que valem a pena explorar. Do outro lado do rio Cávado, temos Barcelinhos e daí encontramos a estrada que nos leva à capital do Minho, Braga. Cidade dos arcebispos, a cidade tem uma forte tradição religiosa, e um centro histórico lindo para visitar. No seu lado sudeste, tem uma cadeia montanhosa salteada de locais e templos religiosos, mas também de beleza natural maravilhosa.


Para sul destes, podemos enxergar Guimarães. A cidade Berço de Portugal, onde segundo a História, o início do movimento que deu origem à independência de Portugal começou. Tem um centro histórico maravilhoso, um castelo e um paço ducal dignos de visita e para não variar, um cume com um templo religioso e paisagens verdes a não faltar.


Por fim, não poderíamos esquecer de dar um salto até ao Parque Nacional da Penada-Gerês, um dos ex-libris naturais de Portugal. Aqui deixo apenas a menção, pois este lugar merece um post só para ele. Vale a pena pesquisar.

Deixo assim a minha sugestão para umas férias bem legais por um país que por aqui, é muito comum aparecer nos roteiros!
Copyright © Blog da Barbarela | Bárbara Olimpia. Designed by OddThemes