Saia Evasê: Dos anos 60 para uma tendência atual

quinta-feira, abril 17, 2014


Olá, meninas. Vocês já sabem o que é a saia evasê? Não? Pois hoje eu vou falar um pouquinho mais sobre essa grande novidade que já é uma tendência atual. Criada pelo estilista francês André Courrèges nos anos 60, essa saia também pode ser chamada de saia em corte em A ou skater. O modelo fez parte de uma coleção chamada Space Age e, ainda naquela época, já representava um desenho que tinha, como característica, o visual mais “futurístico”. O futuro, nesse caso, seria os anos 2000, que eram muito retratados até então como uma era completamente diferenciada, com direito a inteligência artificial e possibilidade de viver em outros planetas.

André Courrèges fez toda a sua coleção pensando em desenhos andróginos, com pouca simplicidade. Além disso, abusou de materiais sintéticos para criar um afastamento do que era mais utilizado pelos costureiros contemporâneos. Ou seja, a intenção era fugir de modelos mais convencionais. Com isso, foram utilizados materiais como o plástico e tonalidades metalizadas e fluorescentes. Não poderiam faltar os cortes retos, que mais tarde se tornaram uma característica tão pressentes nas passarelas que iam contra a conformidade da moda. Courrèges surpreendeu muita gente e acabou se tornando um dos estilistas mais visionários da década de 60.


Na última edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), foi possível encontrar diversas menções à criação de Courrèges. No entanto, houve uma grande preferência por cores como o vermelho, o preto e o branco. Coincidentemente, foram as mesmas tonalidades encontradas nas ruas, utilizadas por algumas meninas que já sabem que essa é uma forte tendência para essa temporada. Para utilizar a saia evasê de uma maneira ainda mais adequada, é muito importante prestar atenção nas combinações, que não podem perder a sua aura homogênea, mas sempre se atentando em outras peças e acessórios que chamem a atenção. 

O que mudou com a saia evasê
Hoje em dia, a saia evasê, obviamente, já não tem mais as características tão expressivas de André Courrèges. Elas perderam a combinação com plásticos e cores metalizadas e estão muito mais inseridas ao nosso cotidiano. A peça foi ganhando novas características, ornamentando estampas e tecidos diferenciados. E não só. Apesar de ter como principal característica o corte reto, já não é mais raro encontrar peças que contenham pregas. Ou seja, hoje em dia não faz sentido utilizar modelos que contenham uma aproximação “futurística”, pois, há mais ou menos cinquenta anos, não tinha como ser prevista a moda atual.


A saia evasê com pregas é muito indicada para quem é magrinha e possui pouco quadril. Isso porque vai ajudar a dar uma avolumada nessa região do corpo. Por outro lado, para quem tem uma cintura mais larga, é muito melhor investir na saia evasê de corte reto, pois esta vai ajudar a dar afinada na cintura. Em ambos os casos, não há dúvidas que a saia evasê realmente ajuda a modelar o corpo de maneira muito eficiente. Para as brasileiras, conhecidas também pelas suas curvas, um modelo como esse pode ser ideal. 

Combinando a saia evasê e comprando com desconto!
A saia evasê é uma peça bastante versátil, tanto é que existem variadas lojas que vendem o modelo. Vale lembrar que ela também pode ser utilizado em diversos ambientes. Num encontro casual, na festa, e até mesmo em ambiente de trabalho (nesse caso, a dica é dar preferência ao corte reto) e cores mais neutras. Para os pés, você pode combinar com sapatilhas de bico fino ou um lindo scarpin. Você também pode encontrar a saia evasê através das lojas virtuais, com todas as facilidades que a compra pela internet podem oferecer. Para quem quiser comprar ainda mais barato é possível conseguir ótimos abatimentos nos preços do produto com os cupons de desconto no site do CupoNation. Você vai encontrar descontos para tudo e mais um pouco!!!

Leia também