Lixar ou não lixar, eis a questão!


Existem poucas matérias a respeito, e, após uma aula de Biologia eu não pude deixar de passar para vocês essa curiosidade! Trata-se da velha história: lixar ou não lixar, eis a questão! Uns dizem que lixar afina os pés e os deixa mais lisos; outros, porém, afirmam o contrário: lixar engrossa os pés! Mas na verdade, pouco se justificam ambas as teses. Trata-se, em sua maioria, de opiniões. Então, respondendo a indagação no começo da postagem: NÃO. Não é necessário e nem se deve lixar os pés.

Mas por que não lixar? O que acontece é que os pés possuem camadas de peles com mais resistências e naturalmente mais grossas devido ao peso do corpo. Portanto, quando você lixa os pés, você acaba tirando a proteção natural deles. Então os pés ficam desprotegidos e, entre outras doenças, aparecem as rachaduras.

Com um corpo humano complexo e perfeito que temos (o Arquiteto sabia exatamente o que fazia!), ao perceber que a epiderme (camada mais externa da pele ) foi danificada, que é constituída por células epiteliais, acaba produzindo em excesso essas células, o que acarreta no engrossamento dos pés. O seu corpo entende que o seu pé está desprotegido, e, dessa forma, seu corpo trabalha em função de tornar a protegê-lo. Quanto mais você lixa, mais células são produzidas. 

Mas esta não é a única causa dos pés grossos e rachados. Quanto mais você os deixa expostos, mais eles estão sujeitos a ficarem machucados. Portanto, se você quer manter os pés lisinhos, hidrate-o e use calçados fechados. Os calçados fechados irão protegê-los. Se possível, durante a hidratação, massageie-os também, especialmente naquela área que estiver um pouco mais áspera (geralmente próximo ao calcanhar).

Quando eu tinha o hábito de lixar os meus pés, era precisava fazer isso uma vez por semana. Mas nessa época eu andava muito descalça ou de chinelos e rasteirinhas. Hoje, que costumo andar de tênis o dia inteiro, vejo a diferença que faz. Não me lembro de qual foi a última vez que lixei os meus pés, mas posso garantir que não há necessidade! Portanto, meninas, é simples. Faça um teste! Mas se comprometa. E, em breve, você estará livre da obrigação (e do maltrato) de lixar os pés.
Copyright © Blog da Barbarela | Bárbara Olimpia. Designed by OddThemes