Lixar ou não lixar, eis a questão!

quarta-feira, maio 30, 2012


Existem poucas matérias a respeito, e, após uma aula de Biologia eu não pude deixar de passar para vocês essa curiosidade! Trata-se da velha história: lixar ou não lixar, eis a questão! Uns dizem que lixar afina os pés e os deixa mais lisos; outros, porém, afirmam o contrário: lixar engrossa os pés! Mas na verdade, pouco se justificam ambas as teses. Trata-se, em sua maioria, de opiniões. Então, respondendo a indagação no começo da postagem: NÃO. Não é necessário e nem se deve lixar os pés.

Mas por que não lixar? O que acontece é que os pés possuem camadas de peles com mais resistências e naturalmente mais grossas devido ao peso do corpo. Portanto, quando você lixa os pés, você acaba tirando a proteção natural deles. Então os pés ficam desprotegidos e, entre outras doenças, aparecem as rachaduras.

Com um corpo humano complexo e perfeito que temos (o Arquiteto sabia exatamente o que fazia!), ao perceber que a epiderme (camada mais externa da pele ) foi danificada, que é constituída por células epiteliais, acaba produzindo em excesso essas células, o que acarreta no engrossamento dos pés. O seu corpo entende que o seu pé está desprotegido, e, dessa forma, seu corpo trabalha em função de tornar a protegê-lo. Quanto mais você lixa, mais células são produzidas. 

Mas esta não é a única causa dos pés grossos e rachados. Quanto mais você os deixa expostos, mais eles estão sujeitos a ficarem machucados. Portanto, se você quer manter os pés lisinhos, hidrate-o e use calçados fechados. Os calçados fechados irão protegê-los. Se possível, durante a hidratação, massageie-os também, especialmente naquela área que estiver um pouco mais áspera (geralmente próximo ao calcanhar).

Quando eu tinha o hábito de lixar os meus pés, era precisava fazer isso uma vez por semana. Mas nessa época eu andava muito descalça ou de chinelos e rasteirinhas. Hoje, que costumo andar de tênis o dia inteiro, vejo a diferença que faz. Não me lembro de qual foi a última vez que lixei os meus pés, mas posso garantir que não há necessidade! Portanto, meninas, é simples. Faça um teste! Mas se comprometa. E, em breve, você estará livre da obrigação (e do maltrato) de lixar os pés.

Leia também

  1. Olá querida
    ótimo post
    eu não lixo e nem aconselho ninguém a lixar
    mas acho que é o mesmo dilema de tirar ou não as cutículas né, uns são a favor e outros contra
    adorei seu blog e já estou seguindo
    da uma passadinha no meu tbm
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna!
    Muito obrigada.
    E você tem razão: tirar ou não tirar as cutículas é um graande dilema. Pode deixar que farei um post a respeito também! Enfim... acredite se quiser, lixar os pés também é. Pelo menos, agora eu tenho como justificar as minhas contra indicações quanto ao ''lixamento de pés'', rsrs. É sempre válido, né?
    Fique ligadinha e volte sempre! Aqui você vai encontrar todo tipo de informação que vai te ajudar, inclusive, a enriquecer o seu blog (que por sinal, gostei muito do conteúdo!).
    Beijinhos. Deus abençoe!

    ResponderExcluir