UFC - Fácil de entender


 
O UFC ( Ultimate fighting championship ), é sinônimo de violência, sangue e brutalidade, mas começou ganhar uma popularidade de um tempo para cá. E claro, nós meninas, acabamos de olho na TV, por causa de nossos namorados, amigos e amizades coloridas... Por que a grande maioria dos homens acha um máximo acompanhar e comentar as lutas.
Desde a primeira vez que eu vi (com o meu boyfriend), fiquei alucinada com o tanto de sangue, supercílios abertos, joelhadas e homens se agarrando. E se seu pequete, namorado, amigo e irmão ama esse esporte e não perde um UFC e você não suporta a melhor dica é ir às compras ou começar a aprender e acompanhar ele em seu momento. E o PDM (Papo de Mineira) veio com algumas dicas para você ficar do lado dele e poder até comentar. 

Coisas que não podemos fazer:
  • Ficar reclamando que é muito violento... claro que é violento é um evento de luta
  • Ficar dando chilique por causa do sangue e dos machucados dos lutadores... bater na cara, claro que machuca e sai sangue
  • Ficar fazendo comentários tipo, “não sei como vocês gostam disso”, “não aguento esses homens se agarrando”... para os meninos, vai além disso tudo
  • Ficar de cara fechada, reclamando de tudo e abrindo a boca com cara de sono...se você esta achando um saco, levanta e vai para o shopping 
Coisas que podemos fazer:
  • Perguntar pra quem ele está torcendo na luta... afinal mesmo que você não se interesse, pelo menos finja
  • Interaja! Brinque e principalmente xingue coisas do tipo “mete a porrada nele, pega ele”, lógico que sempre incentivando o lutador pelo qual ele está torcendo
  • Dar de presente o Pay-Per-View para ele... certeza que ele ficará contente em poder assistir todas as lutas, em vez de só assistir o card principal
  • Tentar entender as regras do UFC... o que pode e o que não pode fazer nas lutas.

 
O que é e como funciona
O Ultimate Fighting Championship (UFC) é um esporte onde os lutadores usam diferentes modalidades de luta como jiu jitsu, boxe, wrestling, muay thai, karate, e muitas outras artes marciais – esse tipo de “modalidade” que mistura vários tipos de luta se chama MMA (Mixed Martial Arts). Cada luta tem 3 rounds de 5 minutos cada e, quando valem cinturão, são 5 rounds de 5 minutos. Sendo que o ringue é composto por, além dos lutadores, 3 juízes laterais e 1 dentro do ringue. Além disso, os lutadores são dividos em 7 categorias de pessos. São elas:

Galo (Bantamweight) – 55 a 61 kg
Pena (Featherweight) – 62 a 66 kg
Leve (Lightweight’) – 66 a 70 kg
Meio-médio (Welterweight) – 71 a 77 kg
Médio (Middleweight) – 78 a 84 kg
Meio pesado (Light Heavyweight) – 85 a 93 kg
Pesado (Heavyweight) – 94 kg a 120 kg(limite maximo permitido)

O que não pode no UFC
Entre outras coisas, o essencial da regra é que não pode:
  • Cotoveladas de ponta (com a ponta do cotovelo);
  • Socos na nuca e na espinha;
  • Chutes e joelhadas na cabeça quando o oponente está no chão;
  • Dar cabeçadas ou puxar cabelo;
  • Colocar dedo na boca ou enfiar os dedos nos olhos;
  • Segurar shorts ou luvas do oponente
As formas que as lutas pode acabar:
Nocaute
Esse é simples, o nocaute acontece quando o lutador recebe um golpe e fica inconsciente.
Nocaute Técnico
Existem vários tipos de nocaute. Eles podem ser por:
  • Interrupção médica: Quando ocorre um corte ou lesão no lutador e o médico decide que é melhor parar a luta para manter a integridade fisíca do lutador. E mesmo se o lutador quiser continuar a luta, a palavra do médico é a que vale.
  • Interrupção do arbitro: quando o arbitro do ringue acaba com a luta por achar que o lutador não está mais se defendendo ou esboçando uma reação. Fica a cargo do arbitro decidir.
  • Lesão: quando o próprio lutador ou o arbitro para a luta por conta de lesões mais graves e visíveis, como torções graves, fraturas, quebra de ossos e etc.
  • Finalização: Quando o lutador recebe uma técnica aplicada em lutas agarradas (chaves, estrangulamentos) e ele bate a mão no chão ou em qualquer lugar (os famosos 3 tapinhas) declarando desistencia.
Desqualificação
Quando o lutador desfere um golpe ilegal de propósito, ou fazendo várias faltas seguidas ao mesmo tempo (segurar nas grades, shorts seguidamente). No caso do golpe, se o lutador não puder continuar na luta por conta desse golpe, quem desferiu será desqualificado. No caso das faltas seguidas, o arbitro pode considerar que o lutador desacatou as regras várias vezes seguidas – ele é orientado quando comete algumas vezes, perde pontos e até que o juiz perde a paciencia e o desqualifica.
Empate
Quando os juízes laterais declaram empate entre os lutadores.
Decisão Unanime
Quando os 3 juízes acham que o mesmo lutador venceu a luta após os 3 ou 5 rounds sem nocaute ou finalização.
Decisão Dividida
Quando 2 juízes acham que um lutador venceu e o outro juiz acha que o outro venceu após os 3 ou 5 rounds sem nocaute ou finalização.
E quando não tem nocaute nem nada?
Quando não há nocaute ou finalização, os juízes levam em conta a agressividade, golpes mais contundentes, quedas, domínio no chão, quem ditou mais o ritmo da luta, controle do octógono (quem ficou mais no centro, tendo iniciativa de luta) e por aí vai. Melhor desempenho na luta.
Agora é só sentar na sala e comer um bom balde de pipoca e claro poder comentar.
Beijossss...e espero que gostem.
Copyright © Blog da Barbarela | Bárbara Olimpia. Designed by OddThemes