UFC - Fácil de entender

segunda-feira, abril 09, 2012


 
O UFC ( Ultimate fighting championship ), é sinônimo de violência, sangue e brutalidade, mas começou ganhar uma popularidade de um tempo para cá. E claro, nós meninas, acabamos de olho na TV, por causa de nossos namorados, amigos e amizades coloridas... Por que a grande maioria dos homens acha um máximo acompanhar e comentar as lutas.
Desde a primeira vez que eu vi (com o meu boyfriend), fiquei alucinada com o tanto de sangue, supercílios abertos, joelhadas e homens se agarrando. E se seu pequete, namorado, amigo e irmão ama esse esporte e não perde um UFC e você não suporta a melhor dica é ir às compras ou começar a aprender e acompanhar ele em seu momento. E o PDM (Papo de Mineira) veio com algumas dicas para você ficar do lado dele e poder até comentar. 

Coisas que não podemos fazer:
  • Ficar reclamando que é muito violento... claro que é violento é um evento de luta
  • Ficar dando chilique por causa do sangue e dos machucados dos lutadores... bater na cara, claro que machuca e sai sangue
  • Ficar fazendo comentários tipo, “não sei como vocês gostam disso”, “não aguento esses homens se agarrando”... para os meninos, vai além disso tudo
  • Ficar de cara fechada, reclamando de tudo e abrindo a boca com cara de sono...se você esta achando um saco, levanta e vai para o shopping 
Coisas que podemos fazer:
  • Perguntar pra quem ele está torcendo na luta... afinal mesmo que você não se interesse, pelo menos finja
  • Interaja! Brinque e principalmente xingue coisas do tipo “mete a porrada nele, pega ele”, lógico que sempre incentivando o lutador pelo qual ele está torcendo
  • Dar de presente o Pay-Per-View para ele... certeza que ele ficará contente em poder assistir todas as lutas, em vez de só assistir o card principal
  • Tentar entender as regras do UFC... o que pode e o que não pode fazer nas lutas.

 
O que é e como funciona
O Ultimate Fighting Championship (UFC) é um esporte onde os lutadores usam diferentes modalidades de luta como jiu jitsu, boxe, wrestling, muay thai, karate, e muitas outras artes marciais – esse tipo de “modalidade” que mistura vários tipos de luta se chama MMA (Mixed Martial Arts). Cada luta tem 3 rounds de 5 minutos cada e, quando valem cinturão, são 5 rounds de 5 minutos. Sendo que o ringue é composto por, além dos lutadores, 3 juízes laterais e 1 dentro do ringue. Além disso, os lutadores são dividos em 7 categorias de pessos. São elas:

Galo (Bantamweight) – 55 a 61 kg
Pena (Featherweight) – 62 a 66 kg
Leve (Lightweight’) – 66 a 70 kg
Meio-médio (Welterweight) – 71 a 77 kg
Médio (Middleweight) – 78 a 84 kg
Meio pesado (Light Heavyweight) – 85 a 93 kg
Pesado (Heavyweight) – 94 kg a 120 kg(limite maximo permitido)

O que não pode no UFC
Entre outras coisas, o essencial da regra é que não pode:
  • Cotoveladas de ponta (com a ponta do cotovelo);
  • Socos na nuca e na espinha;
  • Chutes e joelhadas na cabeça quando o oponente está no chão;
  • Dar cabeçadas ou puxar cabelo;
  • Colocar dedo na boca ou enfiar os dedos nos olhos;
  • Segurar shorts ou luvas do oponente
As formas que as lutas pode acabar:
Nocaute
Esse é simples, o nocaute acontece quando o lutador recebe um golpe e fica inconsciente.
Nocaute Técnico
Existem vários tipos de nocaute. Eles podem ser por:
  • Interrupção médica: Quando ocorre um corte ou lesão no lutador e o médico decide que é melhor parar a luta para manter a integridade fisíca do lutador. E mesmo se o lutador quiser continuar a luta, a palavra do médico é a que vale.
  • Interrupção do arbitro: quando o arbitro do ringue acaba com a luta por achar que o lutador não está mais se defendendo ou esboçando uma reação. Fica a cargo do arbitro decidir.
  • Lesão: quando o próprio lutador ou o arbitro para a luta por conta de lesões mais graves e visíveis, como torções graves, fraturas, quebra de ossos e etc.
  • Finalização: Quando o lutador recebe uma técnica aplicada em lutas agarradas (chaves, estrangulamentos) e ele bate a mão no chão ou em qualquer lugar (os famosos 3 tapinhas) declarando desistencia.
Desqualificação
Quando o lutador desfere um golpe ilegal de propósito, ou fazendo várias faltas seguidas ao mesmo tempo (segurar nas grades, shorts seguidamente). No caso do golpe, se o lutador não puder continuar na luta por conta desse golpe, quem desferiu será desqualificado. No caso das faltas seguidas, o arbitro pode considerar que o lutador desacatou as regras várias vezes seguidas – ele é orientado quando comete algumas vezes, perde pontos e até que o juiz perde a paciencia e o desqualifica.
Empate
Quando os juízes laterais declaram empate entre os lutadores.
Decisão Unanime
Quando os 3 juízes acham que o mesmo lutador venceu a luta após os 3 ou 5 rounds sem nocaute ou finalização.
Decisão Dividida
Quando 2 juízes acham que um lutador venceu e o outro juiz acha que o outro venceu após os 3 ou 5 rounds sem nocaute ou finalização.
E quando não tem nocaute nem nada?
Quando não há nocaute ou finalização, os juízes levam em conta a agressividade, golpes mais contundentes, quedas, domínio no chão, quem ditou mais o ritmo da luta, controle do octógono (quem ficou mais no centro, tendo iniciativa de luta) e por aí vai. Melhor desempenho na luta.
Agora é só sentar na sala e comer um bom balde de pipoca e claro poder comentar.
Beijossss...e espero que gostem.

Leia também

  1. Graças a Deus o meu noivo não me força a assistir isso. Eu não sou chegada MESMO. Não é nem por causa da violência, é só porque não faz o meu tipo de esporte. Ah, outra coisa que detesto também é o fato de ter se tornado modinha. Qualquer coisa que ganha muito destaque, acaba virando modinha... todos curtem, todos ''super entendem'' e todos passam a comentar a todo milésimo... daí incomoda e cria uma ser apatia. Maaaaaaas... respeito quem goste. Tem muito cara que não curte futebol e, já eu, xingo, vibro, canto e me descabelo por causa disso... gosto é gosto, e que bom que existem várias opções, do contrário, seria um pooorrree. Mas gostei bastante do post. Tinha que ter uma opção para compartilhar cada mensagem no facebook. Tem uams aqui que valem a pena.

    Se tem como, eu vou tentar descobrir. kkkkkk
    Mas se não tiver, fica a dica para acrescentarem.
    Eu sei que dá pra divulgar o site, o blog em si, mas eu queria mensagens aleatórias mesmo.
    Enfim, boa noite, rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha, eu também não sei se tem como compartilhar frases soltas no face, mas se você descobrir me conta..rs.
      Eu adoro UFC, confesso que comecei assitir faz pouco tempo, mas comecei a gostar. É um esporte muito mal visto e claro virando moda no Brasil, porque no Estados Unidos é tão popular quanto o futebol no Brasil.

      Beijos e volte mais

      Excluir
  2. Ah esse post falo tudo... Nao consigo gosta, comenta, assisti..
    E acompanhar com o namoradon e nao intender nada eh uma merda..
    prefiro neim assistir..
    Nao consigo intender como como alguem vai la sabendo q vai apanhar..
    Mas tem gnt que gosta.. Valeu pelas dicas pelo menos agora, posso falar alguma coisa.. hahaha

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Amanda,
      que bom que te ajudou em algo..rs.
      eu sou apaixonada por esse esporte e amo ainda mais assitir com o meu namorado.
      Agora você pode comentar e ainda ficar lá torcendo.
      beijos e volte sempre

      Excluir